Ciclo de seminários com Hugh Lacey

Ocorrerá de 03 de março a 09 de junho de 2011, no Departamento de Filosofia da USP, o XXII Seminário Internacional de Filosofia e História da Ciência, com o professor Hugh Lacey, emérito do Swarthmore College, com o título “On the interaction between science and ethical and social values: completing the model of this interaction, and seven new theses“.

O filósofo, que já tem uma relação de quatro décadas com o Brasil, irá analisar em profundidade (em português), em 12 encontros, o tema que já vem estudando há décadas — o papel dos valores no conhecimento científico –, e apresentar os mais recentes desenvolvimentos em seu modelo filosófico de ciência. Entre os temas abordados, estarão: a crítica à tese da neutralidade da ciência, as noções de imparcialidade e objetividade científicas, a estrutura dos juízos de valor dos cientistas, a noção de progresso tecnocientífico, a noção de estratégia descontextualizada, o papel do pluralismo metodológico.

Lacey é autor de A linguagem do espaço e do tempo (Perspectiva), Valores e atividade científica I (Editora 34 / Scientiae Studia), A controvérsia sobre os transgênicos: Questões científicas e éticas (Idéias e Letras), Is science value-free? Values and scientific understanding (Routledge), Values and objectivity in science: The current controversy about transgenic crops (Lexington), Valores e atividade científica II (Editora 34 / Scientiae Studia), Psicologia experimental e natureza humana (NEL-UFSC).

O ciclo ocorrerá às quintas-feiras, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais da USP, das 9:00 às 12:30. A programação completa, incluindo bibliografia e apêndices, pode ser consultada aqui. O evento é promovido pelo Projeto Temático Gênese e Significado da Tecnociência, com financiamento Fapesp, e tem o apoio da Associação Scientiae Studia.

Um pensamento sobre “Ciclo de seminários com Hugh Lacey

  1. […] sobre cujo curso na Filosofia da USP qual já postei anteriormente uma notícia neste blog, é autor, entre outros, de Valores e atividade científica, Vols. 1 e 2 (Scientiae Studia / […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s