Entrevista com Pablo Lorenzano

Lorenzano em sua residência. Foto: Rafael Yohai

Foto: Rafael Yohai

O filósofo da ciência Pablo Lorenzano, da Universidade Nacional de Quilmes — cuja especialidade é a filosofia da biologia — concedeu uma interessante entrevista ao jornal argentino Página/12, intitulada “Pensando en la Biología”.

Lorenzano estará  no Brasil nos meses de Outubro e Novembro de 2011, ministrando um ciclo de seminários no Departamento de Filosofia da USP. Nesse período ele também fará uma conferência na Universidade Federal do ABC. Maiores detalhes serão postados em breve aqui no blog.

Ele é co-organizador de Desarrollos actuales de la metateoría estructuralista: Problemas y discusiones (volume cujo esplêndido ensaio introdutório está disponível online), e autor de Geschichte und Struktur der klassichen Genetik (História e estrutura da genética clássica). Dois artigos bem representativos do seu estilo filosófico são “Leyes fundamentales y leyes de la biología” (2007) e “Inconmensurabilidad teórica y comparabilidad empírica: El caso de la genética clásica” (2008). O seu blog disponibiliza textos valiosos: a visita é altamente recomendada.

Um pensamento sobre “Entrevista com Pablo Lorenzano

  1. […] e História da Ciência, com o Prof. Pablo Lorenzano (Univ. Quilmes), já noticiado anteriormente neste blog. O título do ciclo é “Temas clásicos de filosofia de la ciencia a la luz de las […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s