Princípio de propagação das questões

Eis aqui o “Princípio de propagação das questões”, comentado nas aulas de Teoria do Conhecimento: Empirismo e Racionalismo, em duas formulações: a de Hume…

“Cada solução dá continuamente lugar a uma nova questão tão difícil quanto a anterior, e leva-nos cada vez mais longe em nossas investigações.”

[D. Hume, Uma investigação sobre o entendimento humano, Seção IV, Parte 2. In: Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Trad. por J. O. de Almeida Marques. São Paulo: Editora da Unesp, 2004.]

… e a formulação de Kant:

“Por onde quer que comecemos, toda resposta dada de acordo com os princípios da experiência sempre coloca uma nova questão que também requer uma resposta.”

[I. Kant, Prolegomena to any Future Metaphysics That Will be Able to Come Forward as Science, with Selections from the Critique of the Pure Reason, p. 103. (“Prolegômenos a toda metafísica futura que venha a se apresentar como ciência, com seleções da Crítica da razão pura”.) Trad. por Gary Hatfield. Edição revisada. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.]

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s