UFABC em greve

[FOTOS ATUALIZADAS EM 11/06] A Universidade Federal do ABC — seus docentes, técnicos administrativos e alunos — está em greve, juntamente com outras 50 instituições federais de ensino superior. A pauta de reivindicações tem como pontos principais o Plano de Carreira Docente –cujas negociações foram esvaziadas e depois suspensas pelo governo — e a valorização e melhoria das condições de trabalho nas instituições federais de ensino superior.  (Lembremos que a Unifesp já estava em greve há tempos, reivindicando, especificamente, instalações e infra-estrutura com condições minimamente apropriadas de trabalho e estudo).

A greve dos docentes foi deflagrada em assembléia na terça-feira passada, dia 05/06. O indicativo de greve havia sido aprovado em assembléia anterior no dia 31/05.

Na quarta-feira passada, dia 06/06, debaixo de chuva, mais de 300 alunos, equipados com caminhão de som, acompanhados por docentes e TAs, fizeram uma passeata desde o campus Santo André da UFABC, cruzando a avenida dos Estados e terminando no Paço Municipal, onde houve uma manifestação.

Participaram também alunos da UNIFESP, Fundação Santo André e USP, e estiveram presentes docentes e TA s da UFABC.

A Associação dos Docentes da UFABC montou um blog para mobilização e divulgação de informes sobre o movimento.

O êxito de um movimento como este — cujos frutos redundarão em benefício para toda a sociedade — depende de fatores como a coesão entre os docentes das IFEs, a capacidade de mobilização e a persistência da categoria. Estas qualidades “macro”, por sua vez, dependem de algo “micro”, que é a tomada de consciência de todos e de cada um. Informe-se e reflita sobre o assunto. Engaje-se.

Os próximos passos incluem o ato público Unifesp-UFABC que acontecerá na terça-feira, dia 12/06, a partir das 11:00 em frente à BM&F, no centro de São Paulo, com passeata até o Páteo do Collegio. Na véspera, segunda-feira, dia 11/06, os servidores públicos federais irão entrar em greve geral. Esta greve foi aprovada no mesmo dia (05/06) em que ocorreu a marcha em Brasília.

Um pensamento sobre “UFABC em greve

  1. […] UFABC no dia 05/06/12, quando a quinquagésima instituição federal de ensino superior entrou em greve. [Fonte: TVT] Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Esta entrada foi publicada […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s