Hoje é o aniversário de Alexandre Koyré

Alexandre Koyré completaria hoje 120 anos. Mais conhecido como o autor do já clássico From the closed world to the infinte universe, de 1957, leitura obrigatória para toda gente que se interessa pela Revolução Astronômica dos séculos XVI-XVII e pela Revolução Científica do século XVII (bem como seus antecedentes renascentistas), o grande historiador da ciência e filósofo Koyré (1892-1964) também escreveu muitas outras obras.

Títulos como Études galiléennesThe Astronomical Revolution: Copernicus-Kepler-Borelli, Metaphysics and measurement: Essays in Scientific Revolution, Newtonian studies, Ensaios de história do pensamento científico e Ensaios de história do pensamento filosófico são coleções de ensaios que assombram, cada um deles individualmente, pelo fôlego, pela sutileza historiográfica, pela erudição e pela defesa coerente de uma determinada visão de cultura, ciência, pensamento e história.

Koyré pode talvez ser considerado um tanto “racionalista”, “intelectualista” ou “internalista” demais para o gosto, digamos, mais subjetivista, contingente e externalista da historiografia da ciência mais recente — assim como por certa historiografia mais empirista da primeira metade do século XX. Porém o certo é que, se olharmos para o plano conceitual do desenvolvimento da ciência, suas análises são incontornáveis, impossíveis de não se levar em conta, ainda hoje.

Parafraseando o que disse o crítico Antonio Candido por ocasião da morte do poeta João Cabral de Melo Neto, a obra de Koyré continuará proporcionando alimento, conforto e desafios para muitas gerações que ainda estão por vir.

Alguns textos de Koyré estão disponíveis através da Antologia de textos do meu site de Filosofia e História da Ciência: “O significado da síntese newtoniana”, “As etapas da cosmologia científica”, e (externo) dois capítulos de From the closed world to the infinite universe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s