Steven Shapin no 13o. SNHCT, na USP

Na semana de 3 a 6 de Setembro de 2012, no 13o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, realizado na USP, a conferência de abertura, na segunda-feira à noite, foi do Prof. Steven Shapin, da Universidade de Harvard.

Autor (com Simon Schaffer) do já clássico Leviathan and the air-pump: Hobbes, Boyle and the experimental life (Princeton Univ. Press, 1985) — um estudo de caso na perspectiva do modelo causal-simétrico em sociologia da ciência (também chamado de “strong programme”, o “programa forte”) — Shapin irá ter o seu mais recente livro, Never Pure:  Historical Studies of Science as if It Was Produced by People with Bodies, Situated in Time, Space, Culture, and Society, and Struggling for Credibility and Authority (Johns Hopkins Univ. Press, 2010), publicado no Brasil até o final de 2012, pela editora Fino Traço e EDUEPB.

Na conferência do dia 03/09, Shapin falou sobre a questão da identidade do cientista — de como essa identidade, tanto a socialmente percebida quanto a auto-imagem — passou por transformações profundas entre o século XIX e o início do XXI. Ele tem uma dicção excelente, diga-se de passagem, o que tornou bem fácil acompanhar o seu inglês.

No Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, trabalhei com uma de minhas orientandas o livro de Shapin sobre Boyle e Hobbes, e pudemos apreciar a diferença que se estabelece entre uma metaciência com pretensão descritiva e explicativa (programa “forte”) e uma metaciência filosófica e normativa (Hugh Lacey).

A qualidade das fotos nesta página (tiradas no anfiteatro de História da USP) não está grande coisa — eu estava sem um aparelho bom naquela ocasião — mas serve como registro. Parabéns à Sociedade Brasileira de História da Ciência pela organização do evento, que foi um sucesso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s