Filosofia (e Universidade) numa encruzilhada

Foi publicado na Folha de São Paulo do dia 05/11/12 um texto provocativo de Luiz Felipe Pondé, intitulado “O filósofo do martelo na academia”, sobre o tema da inserção institucional da Filosofia dentro do sistema acadêmico atual, e sobre o modo de atuação que, segundo o autor, ela tem adotado nas últimas décadas. A pergunta colocada é: em que tem consistido o fazer Filosofia no Brasil ultimamente? A resposta dada por Pondé é a mais crítica possível. Leia o texto. Claro que trata-se de uma generalização, com todos os riscos inerentes às generalizações. Poderíamos aproveitar o ensejo para perguntar: como andam as exceções a essa regra, se é que as há? Onde estão? Quantas são? Estamos entre elas?

Suspeito que uma descrição muito semelhante, senão igual, é aplicável a outras áreas do conhecimento — e até de forma mais contundente. Paraceria que a Filosofia chega relativamente “tarde” a esse modus operandi, a essa dinâmica, que já havia sido abraçada entusiasticamente — e até apoiada — em outras áreas. Nesse caso, o que teríamos diante de nós é uma doença que aflige toda a Academia. Não têm faltado alertas nesse sentido. Um dos mais contundentes foi feito há dois anos, no I Simpósio Nacional de Avaliação Científica, encampado pela Sociedade Brasileira de Física. Na mesma época, saiu também o Slow Science Manifesto.

A propósito, um crítico muito articulado daquilo que costuma denominar os underlabourers da Filosofia atual é o polêmico Steve Fuller, do Departamento de Sociologia da Universidade de Warwick (autor de The sociology of intellectual life: The career of the mind in and around the academy; The Philosophy of science and technology studies; Kuhn vs Popper: The struggle for the soul of science; The intellectual: The positive power of negative thinking; e de Thomas Kuhn: A philosophical history for our times, entre outros).

Aproveite e comente logo abaixo deste post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s