Filosofia da Ciência: Temas para trabalhos

Aqui estão os temas para o trabalho da disciplina de Filosofia da Ciência: Em torno à concepção ortodoxa de teorias no 1o. Quadrimestre de 2013.

  • A atitude do positivismo lógico em relação à metafísica
  • A evolução do critério empirista de significado cognitivo
  • O debate sobre a base empírica da ciência no contexto do positivismo lógico
  • A concepção ortodoxa de teorias científicas: objeções, críticas e reformulações
  • Perspectivas sobre o holismo teórico e o estudo da ciência em grande escala a partir da concepção ortodoxa
  • Limites de uma concepção dedutiva de ciência
  • As relações entre o empirismo lógico e a indução
  • A gênese do positivismo lógico em seu contexto científico, filosófico e cultural
  • Fisicalismo e naturalização da epistemologia no empirismo lógico
  • Empirismo lógico: capítulo encerrado da história da Filosofia ou movimento com contribuições perenes?
  • O empirismo lógico e as disciplinas particulares
  • [NOVO] O empirismo lógico diante da história das ciências

10 pensamentos sobre “Filosofia da Ciência: Temas para trabalhos

  1. Interessa-me o primeiro tema, a atitude do positivismo lógico em relação à metafísica. Esse talvez seja o tema mais óbvio, mas creio que é também aquele para o qual eu teria mais a contribuir. Trabalharei com ele, pois, se o senhor permitir, professor.

  2. Pedro disse:

    Não sei se meu comentário anterior foi ou não corretamente submetido, então, se eu estiver me repetindo, por favor, perdoem-me.
    Como disse, interessa-me trabalha o primeiro tema, a atitude do positivismo lógico em relação à metafísica. Creio que esse, dentre todos, seja o tema para o qual eu poderia dar minha melhor contribuição.

  3. Olá professor Valter!

    Gostaria de escrever sobre “A atitude do positivismo lógico em relação à metafísica”.

    Obrigada,
    Paluana

  4. Bruno Granero disse:

    Fico com “A concepção ortodoxa de teorias científicas: objeções, críticas e reformulações”.
    .
    Saudações

    Bruno

  5. Henrique disse:

    Eu gostaria de discutir o tema ” A gênese do positivismo lógico em seu contexto científico, filosófico e cultural”.

  6. Tatyane Estrela disse:

    Olá,

    O tema que mais me interessa é: A atitude do positivismo lógico em relação à metafísica. Atenciosamente

  7. Glaucio disse:

    Oi, fico com “As relações entre o empirismo lógico e a indução”.
    Att

  8. Luan Novak disse:

    Prezado Prof. Valter,

    Aprecia trabalhar com a temática do “debate sobre a base empírica da ciência no contexto do positivismo lógico”, a qual creio poder contribuir com maior propriedade.

    atenciosamente,

    Luan Novak

  9. josé carlos gomes dos santos disse:

    olá conforme combinado meu tema será
    A gênese do positivismo lógico em seu contexto científico, filosófico e cultural

  10. A concepção ortodoxa de teorias científicas: objeções, críticas e reformulações

Deixe uma resposta

